Tanto quanto.

Tinha aqui este texto guardado e por publicar, e pareceu-me que seria uma boa estreia neste projecto, antes que vire mala!


A Liberdade tornou-se num paradoxo.
Todos os dias somos bombardeados com produtos, serviços, funcionalidades, inovações e outras que tais que nos permitirão fazer mais e melhor e ainda sobrar tempo. Mas, se sobra tempo, devemos aproveitá-lo para fazer mais coisas úteis.
Onde fica, então, a prometida liberdade? Ficamos cada vez mais presos aos gadgets que nos tornam mais livres e eficientes.
Creio que, num mundo cada vez mais imediato, de oportunidades que convidam a saltar de galho em galho – seja nas carreiras, nos bens de consumo ou mesmo (infelizmente) nas relações – a liberdade vem de saber dar tempo.
Dar tempo em vários sentidos:
Dar o nosso tempo a alguém que precisa dele; dá-lo a nós próprios para aprendermos a desfrutar do tempo livre como livre, e não como cheio de actividades não “laborais”; dá-lo à espera, ao saber aguardar uma resposta não imediata, ao deixar crescer o jardim, em vez de o comprar feito de encomenda por um decorador; dar tempo ao tempo, para que as feridas e nódoas negras possam sarar e dar lugar a pele nova, em vez de saltarmos para curativos e elixires que se prometem milagrosos sem nada cumprir.
Quando foi a última vez que pudemos observar, dar conta, do crescimento de algo?
Quando foi que demos o nosso tempo, mesmo precisando de responder a mil e uma solicitações – e-mail, redes (anti)sociais, chefes que ligam quando já saímos do escritório – a alguém para quem esse tempo não era só mais um quadradinho na agenda?
A liberdade está, hoje em dia, em saber discernir o ritmo da vida, em distinguir o tempo que deve ser de trabalho do tempo em que o trabalho tem que esperar se quiser ser bem feito. E por trabalho pode ser entendido tarefa, ou compromisso.
Vivemos o tempo em que a tecnologia trouxe o imediatismo à sociedade, a quase todos os níveis da sociedade, mas o saber esperar não deixou de ter lugar, apesar das nossas ilusões de poder sobre o Tempo. Como diz Warren Buffet: “Não interessa quão grande é o talento ou o esforço, há coisas que precisam de tempo. Não se pode ter um bebé num mês por engravidar nove mulheres.”
Quando me propuseram esta colaboração estava a preparar-me para um fim-de-semana off-line para tentar acertar o passo com o mundo.
Deixo a sugestão ao leitor de que, se um fim-de-semana off-line for muito tempo, pelo menos procure usar do on-line (redes sociais, internet, e-mail, etc.) segundo o princípio Inaciano do Tanto Quanto – usar o on-line tanto quanto nos faça o Bem, e abstermo-nos dele tanto quanto nos afaste do Bem.


JMP

Imagem de: https://www.eyeem.com/p/75597089

Comentários