12 leituras de Verão

Todos os anos por esta altura, vou à minha biblioteca e selecciono alguns livros para me acompanharem durante as férias. É nas férias que mais gozo me dá ler, de preferência com sossego e diante duma paisagem agradável. Os livros que escolhi para este Verão de 2017 são os seguintes:

As minhas leituras para o Verão de 2017

- “Uma horta em casa” de Isabel Maria Mourão e Miguel Maria Brito (2015)
- “O culto do chá” de Wenceslau de Moraes (1905)
- “茶经 - O clássico do chá ilustrado” enciclopédia de vários autores (2015)
- “Toda a China” (2 volumes) de António Graça de Abreu (2013)
- “Cancioneiro do Ribatejo” de Alves Redol (1950)
- “O romance de Amadis” de Afonso Lopes Vieira (1923)
- “The White Castle” de Orhan Pamuk (1985)
- “Rationalism in politics and other essays” de Michael Oakeshott (1962)
- “Cartas para El-Rei D. Manuel I” de Afonso de Albuquerque (Ed. 1957)
- “A mensagem de Fátima” de Leonor de Sousa Mendes e Manuel Vieira da Cruz, ilustrações de Júlio Gil (2016)
- “Uma carta para Garcia” de Elbert Hubbard (1899)

Espero com estes livros: inspirar-me para a pequena horta que faremos em casa; mergulhar na cultura do chá, no Japão e na China; descobrir os cantares do meu Ribatejo; lembrar as virtudes cavalheirescas do tempo medieval; avançar para o renascimento, viajando pelo Mediterrâneo e pelo Império Otomano, bem como pelo Índico e o Império Português; celebrar o centenário das aparições de Fátima e reviver a sua mensagem; juntar-me a Oakeshott na sua crítica ao racionalismo exacerbado; e, no último dia de férias, preparar-me para mais um ano de trabalho com a mesma motivação com que o então capitão Andrew Summers Rowan levou a carta a Garcia.

Comentários